Faça um escalda-pés gelado e molhe sua roupa
Em vez de água quente, use gelada! Outra opção é molhar a roupa, que faz com que o corpo entenda a necessidade de perder calor com rapidez. O clínico geral Paulo explica que quanto mais o corpo quente entra em contato com elementos de temperaturas baixas, mais mecanismos compensatórios ele cria para perder temperatura. “Essas medidas também evitam a perda excessiva de líquido pela pele, que normalmente acontece através da transpiração e suor”, completa o cardiologista Henrique Patrus.
Refresque a nuca
Quando molhamos a nuca, a sensação de moleza diminui. “A região da cabeça é um grande foco de dispersão do calor do corpo”, afirma o clínico geral Paulo Camiz, do Hospital das Clínicas de São Paulo (SP). Quando a nuca é resfriada pela água, o processo de perda de calor é acelerado, já que a temperatura do corpo é transferida rapidamente para o ambiente. Experimente!
Aposte no blecaute
Sabe aquelas cortinas que não deixam a luz passar e são ótimas para você dormir até tarde? Elas são chamadas de blecaute e são excelentes para os dias de temperaturas altas. “O blecaute reflete a luz e o calor absorvido fica entre o tecido da cortina e o vidro, diminuindo o calor dissipado no ambiente”, explica Paulo Camiz. Desse modo, o ambiente que tiver essas cortinas demorará mais a ficar quente e abafado.
Fique longe do sol e tenha uma alimentação leve
Esconder-se do sol é a maneira mais segura e eficiente de não sentir moleza. Procure evitar a exposição solar entre as 10 e 16 horas e a prática de atividades físicas intensas durante o dia em locais abertos. Lembre-se também de se manter hidratado, ingerindo bastante líquido e comendo vegetais e frutas. “Modere o consumo de alimentos de gordura animal, que demoram mais para serem digeridos e prejudicam a disposição”, alerta o cardiologista Henrique Patrus.
Fonte: Minha Vida por Érica Ferreira
PetraMedicina