Método de exercício intervalado '10-20-30' promete melhorar desempenho na corrida

Correr na esteira durante 40 minutos três vezes por semana parece mais promissor do que fazê-lo por 20 minutos em um único dia, não é mesmo? Quando se trata de exercício físico,bons resultados costumam ser associados a treinos longos e repetitivos, mas talvez esteja na hora de repensar essa regra. Você provavelmente já ouviu falar no treino intervalado de alta intensidade (HIIT) e se perguntou por que essa estratégia vem ganhando cada vez mais adeptos e variações. Para os pesquisadores e preparadores físicos, a resposta é simples: otimização do tempo e mais diversão.
Mais comumente aplicado à prática de atividades cardiovasculares, o treino intervalado de alta intensidade se baseia na alternância entre períodos curtos de exercício intenso e períodos de recuperação. “Exercícios de maior intensidade geram maior estresse tensional e metabólico no nosso corpo. Utilizar aceleração nos exercícios, fazendo exercícios explosivos e de curta duração é uma forma de aumentar sua intensidade”, explica o preparador físico Marcos Cordeiro, da academia Rio Sport. Ao produzir estímulos elevados que levam o corpo a um estado metabólico acelerado, esse protocolo de ritmo proporciona uma melhora de condicionamento físico, além de auxiliar na queima de gordura e no controle de taxas como a de colesterol.
E pesquisadores da Universidade de Copenhague, na Dinamarca, acreditam ter encontrado a fórmula perfeita do HIIT. Em um estudo divulgado em dezembro de 2014 e resgatado no último mês pelo jornal norte-americano The New York Times, um grupo de praticantes de corrida foi submetido ao método 10-20-30, o qual é iniciado com um ritmo mais suave (30% da intensidade máxima) do exercício durante 30 segundos, seguido de um passo mais moderado (60%) ao longo de 20 segundos e, enfim, concluído com 10 segundos de alto grau (90%) de intensidade. Esse ciclo de um minuto é repetido cinco vezes e sucedido por dois minutos de recuperação.
Fonte: gnt.globo.com
PetraMedicina

A poluição das cidades é apenas um dos gatilhos para aquela crise de rinite. Em vez de sofrer com os sintomas, aposte no chá de alcaçuz e mel para aliviá-los

Tempo de preparo: 5 minutos
Rendimento: 1 xícara (250 ml)
Calorias: 5 cal.
Ingredientes

  • 15 g de folhas de alcaçuz
  • 250 ml de água
  • Mel a gosto

Modo de fazer
Despeje água fervente sobre as partes ativas do vegetal (folhas e flores), deixe de 5 a 10 minutos. Depois adoce com mel.
Fonte: corpoacorpo.uol.com.br
PetraMedicina

A antocianina está com tudo: ela protege a pele, clareando manchas, combatendo rugas e prevenindo o câncer de pele. Saiba como aproveitar esses benefícios

Quando o assunto são cuidados com a pele, a antocianina – substância responsável por dar o pigmento a flores, frutas e vegetais que possui altíssimo poder antioxidante e anti-inflamatório – se mostrou imbatível. “Ela combate os radicais livres de modo que o seu consumo regular é capaz de impedir a perda progressiva e acelerada do colágeno e da elastina da pele, evitando rugas e flacidez”, explica Maurício Pupo farmacêutico especialista em cosmetologia e diretor de pesquisa e desenvolvimento (SP). Além disso, ela ajuda no clareamento da pele, previne o aparecimento de manchasescuras no rosto – também conhecidas como melasma –, o fotoenvelhecimento e o tão temido câncer de pele.
O seu diferencial é que protege o DNA e funciona até como filtro solar de uso oral quando manipulada na quantidade certa. “Para garantir um efeito preventivo na pele, o consumo diário de uma alta dose (duas porções generosas diárias) de mirtilo é suficiente”, aconselha Maurício Pupo. As antocianinas se degradam em cremes, o que torna o seu uso tópico inviável, por isso, a melhor opção é investir nos alimentos e nas cápsulas.
Fonte: corpoacorpo.uol.com.br
MedMedicina

Stress engorda! Veja alguns alimentos que aliviam a tensão

Banana

Fonte de magnésio e triptofano – substâncias que favorecem a síntese de serotonina, o neurotransmissor do bem-estar. Outras opções: açaí, grão-de-bico, milho, arroz integral, berinjela, quinua, oleaginosas (amêndoa, castanha-do-pará, pistache), chocolate amargo e ovo.

Abacate

É rico em beta-sitoesterol – um fitoquímico que ajuda a manter o cortisol na faixa normal. Outras opções: óleo de abacate e frutas oleaginosas (amêndoa, castanha-do-pará, nozes, avelã).

Chá-verde

Contém teanina – fitoquímico que reduz o stress físico e mental ao controlar o cortisol. Outras opções: chás preto e de oolong.

Chocolate amargo

Com concentração superior a 70% de cacau, é rico em flavonoides, que são substâncias antioxidantes. Outras opções: morango, mirtilo amora, framboesa.

Peixe

Especialmente aqueles de águas profundas (arenque, atum, sardinha, salmão), que, por serem fonte de ômega-3, previnem picos dos hormônios do stress (cortisol e adrenalina). Outras opções: linhaça e chia.

Fonte: M de mulher

Beba mais água no verão para prevenir a formação de pedra no rins

O número de casos de pedra nos rins aumenta até 20% no verão, segundo dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN). “Na época de clima quente as pessoas perdem mais líquido por meio da transpiração e a não reposição adequada pode levar à formação de cálculos renais”, afirma Daniel Rinaldi dos Santos, presidente da SBN, de São Paulo. Por isso, não há desculpa. Beba mais água em casa, deixe uma garrafinha na mesa de trabalho e leve uma sempre na bolsa.
Tomar água é fundamental para diversas funções no organismo, como o transporte de nutrientes e oxigênio entre as células. “Também é ela que garante o bom funcionamento dos rins, responsável por filtrar o sangue lentamente e eliminar toxinas pela urina”, explica Fábio Cardoso, médico especialista em medicina preventiva e do esporte. Nestes órgãos, diversas substâncias, como o cálcio, estão presentes em equilíbrio. Mas, quando há pouca água no xixi as chances de essas substâncias se precipitarem aumentam. Aí, formam-se pequenos cristais, que podem crescer e se tornar pedras. A doença provoca dores agudas na região lombar, conhecidas como cólica de rins, até que os cálculos sejam eliminados pelo sistema urinário ou retirados cirurgicamente. Mas há casos em que a pessoa não sente dor e a pedra é descoberta tardiamente, quando a função renal já está comprometida.

Qual quantidade devo ingerir

Em média, as pessoas precisam beber 2 litros de água diariamente, sendo que cerca de 20% dela já está presente nos alimentos ingeridos no dia a dia. Mas essa quantidade pode variar dependendo, por exemplo, dos hábitos alimentares. Quando a dieta é rica em sal, carne vermelha e produtos industrializados é preciso beber mais. Para saber a quantidade você pode observar a urina. Se ela estiver sempre clarinha, quase transparente, e sem cheiro significa que você está bem hidratada. Caso contrário, você precisa aumentar o consumo de água. Nesta conta, você pode incluir frutas ricas em água, como melancia, chás e sucos naturais.
Fonte: M de mulher
PetraMedicina

Previna envelhecimento precoce! Veja alguns alimentos que cuidam da pele naturalmente

SALMÃO, SARDINHA E ANCHOVA
Ricos em dimetilaminoetanol, mais conhecido como DMAE, os peixes reforçam a membrana celular, evitam o envelhecimento precoce e deixam a pele mais firme. O DMAE, segundo o site Mind Body Green, também diminui a produção do ácido araquidônico que provoca a formação das rugas e flacidez da pele.
 BRÓCOLIS, ESPINAFRE E COUVE
Estes vegetais são ricos em ácido alfa-lipóico (ALA). Por conta da alta concentração de antioxidantes que combatem os radicais livres, o ALA é um dos mais poderosos agentes antienvelhecimento disponíveis. Ele também age como anti-inflamatório, diminuindo olheiras, inchaço, vermelhidão e manchas enquanto minimiza o aparecimento de rugas.
 MIRTILOS
De acordo com o Departamento de Agricultura dos EUA, o mirtilo é a fruta com maior concentração de antioxidantes proporcionalmente. Além disso, ele ajuda a combater a perda de memória e doenças cardiovasculares.
 OSTRAS
Por serem ricas em zinco, um mineral essencial para a produção de proteínas reparadoras de tecidos danificados, as ostras beneficiam a pele, as unhas, os cabelos e os olhos.
 NOZES
As nozes ajudam a proteger as membranas das células por serem ricas em ômega 3, uma gordura saudável que o corpo necessita. Membranas celulares fortes retêm mais água, deixando a pele mais hidratada.
TOMATES
Fonte poderosa do antioxidante licopeno, o tomate previne o envelhecimento precoce e ajuda a proteger a pele dos efeitos nocivos do sol (mas não substitui o uso do protetor solar). O corpo pode processar licopeno melhor quando a fruta é cozida ou processada. Ou seja, o molho está liberado.
OVOS
Os ovos contêm dois principais nutrientes que são vitais para a saúde da pele: colina e luteína. A primeira produz a gordura das membranas celulares que são responsáveis por uma pele lisa e saudável. A colina também regula os níveis de vitaminas do complexo B no corpo, que mantêm a pele firme e lisa. A luteína, o segundo nutriente, é um antioxidante que protege a elasticidade da pele e evita danos.
Fonte: revistamarieclaire.globo.com
PetraMedicina

Quer evitar a cirurgia de varizes? Veja os hábitos do dia a dia que podem minimizar o problema

Um dos incômodos mais comuns entre as mulheres são os microvasos e as varizes. Enquanto os vasinhos ou telangiectasias se encontram na superfície da pele e se caracterizam pela espessura de um fio de cabelo e pela coloração arroxeada ou avermelhada, as varizes são veias mais dilatadas e, quando não tratadas, podem provocar dor e desencadear problemas circulatórios. “Assim como os vasinhos, as varizes são hereditárias, mas a falta de algumas substâncias como o colágeno e a elastina faz a parede do vaso ficar mais frágil e provoca o seu alargamento. Outros fatores como alterações hormonais, uso de pílula anticoncepcional, sedentarismo e obesidade podem contribuir para o surgimento de ambos
O tratamento desse problema pode incluir desde a cauterização com o auxílio de cateter por radiofrequência, laser e aplicações, até a cirurgia. Por isso, é fundamental consultar um angiologista capacitado para identificar os sinais e tratá-los da melhor maneira possível. “O ideal é que a primeira consulta seja feita entre os 40 e 50 anos, no máximo. Além do check-up, é imprescindível que a pessoa mantenha uma vida saudável, evite o sedentarismo e não abuse de bebidas alcoólicas”, recomenda o angiologista e cirurgião vascular Eduardo Fávero., ressaltando que a frequência deve ser maior no caso de gestantes e pessoas com histórico familiar.
Procure caminhar, subir escadas, andar pelo escritório e em casa ao longo do dia. O importante para evitar a dor e o inchaço é não ficar muito tempo sentado ou em pé, pois isso pode congestionar a circulação venosa das pernas e exigir que as veias trabalhem duro para levar o sangue bombeado de volta para o coração. Ao contrair os músculos das pernas, principalmente, a panturrilha, o sangue é impulsionado para a parte de cima da perna, estimulando assim a circulação. Elevar as pernas sobre o sofá ou na cama ao final do dia também contribui para o retorno do sangue venoso.
Se for realizar viagens mais longas seja de ônibus ou de avião, procure esticar as pernas, movimentar a ponta do pé, estender a panturrilha e fazer movimentos circulares ao redor do tornozelo. “Após permanecermos sentados por muito tempo, a velocidade de retorno do sangue das pernas ao coração diminui, tornando o sangue mais viscoso e passível de coagulação”, afirma Ary Elwing. Para as grávidas, o ginecologista obstetra Antonio Paulo Stockler recomenda levantar a cada duas ou três horas. “A grávida tem produção aumentada de fatores de coagulação. Ficar submetida ao aumento da pressão dentro da aeronave e sentada por muito tempo pode favorecer o risco de trombose e inchaço”, alerta.
Fonte: gnt.globo.com
PetraMedicina

Além de ser uma delícia, a cereja é ótima para o pós-treino e ajuda a conter a gula. Conheça outros benefícios e aprenda a comer essa frutinha de maneiras deliciosas

A cereja, além de cheia de sabor, é riquíssima em antocianinas, antioxidantes que protegem o coração e combatem o envelhecimento precoce. “Ela também é repleta de fibras, que promovem saciedade, regulam o intestino e controlam a vontade de atacar guloseimas”, afirma Daniela de Almeida, nutricionista (RJ).
Por possuir grande quantidade de potássio, a frutinha vermelha ainda é um excelente repositor do nutriente pós-treino. A ordem é comê-la com casca – uma unidade tem apenas 4 calorias! Aproveite que começou a época de colheita e aprenda três maneiras superfáceis de consumi-la:
Na salada de frutas
Misture-a em uma tigela com abacaxi, mamão, banana, laranja e maçã. Fica uma delícia!
No smoothie
Pique 4 cerejas e bata no liquidificador com 1 banana congelada, 1 pote de iogurte grego light e 1 col. (sopa) de quinoa. Beba antes do treino.
Na musse
Bata no liquidificador 30 cerejas (sem caroço), 10 g de gelatina incolor sem sabor (já dissolvida), 200 ml de creme de arroz e 3 claras de ovos (batidas em neve), deixe por 15 minutos na geladeira e você terá um aliado na manutenção da massa muscular.
Fonte: corpoacorpo.uol.com.br
MedMedicina

Atividade física no início da adolescência diminui o risco de diabetes na fase adulta

Um novo estudo publicado online na revista Diabetologia indica que altos níveis de atividade física durante o início da adolescência pode reduzir o risco de diabetes mais tarde na vida.

A nova pesquisa incluiu 300 crianças que foram avaliadas para a resistência à insulina a cada ano entre as idades de nove a 16 anos. Os pesquisadores descobriram que na idade de 13 anos, a resistência à insulina foi de 17% menor entre aqueles que eram mais ativos fisicamente em comparação com aqueles que eram menos ativos. No entanto, essa diferença diminuiu ao longo dos próximos três anos e desapareceu aos 16 anos.

Os autores concluíram que a resistência à insulina aumenta drasticamente entre os nove anos aos 13 anos, e em seguida, cai na mesma medida até os 16 anos. O estudo descobriu que a atividade física no inicio da adolescência reduziu este pico na resistência à insulina, mas não teve impacto aos 16 anos.

Fonte: boasaude.com.br

PetraMedicina

As vitaminas do complexo B trazem inúmeros benefícios para a beleza. Entenda como elas te ajudam a cuidar das rugas, pele oleosa e unhas fracas

O complexo B, composto por oito vitaminas diferentes, ajuda a desde combater as rugas até a restaurar unhas fracas e controlar a pele oleosa.
Entre as vitaminas do complexo B que mais oferecem benefícios à beleza está a B2, também conhecida como riboflavina. Ela aumenta a produção de energia, acelerando a renovação celular e atenuando marcas de expressão e rugas.
“A B2 possui também forte ação antioxidante e por isso age contra os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento”, completa Newton Morais. Esta vitamina ainda fortalece unhas e cabelos, impedindo que fiquem quebradiços.
Já a B3, chamada de niacina, facilita a circulação sanguínea, acelerando o metabolismo de gordura. O processo diminui a oleosidade e melhora casos de cravos e espinhas. A vitamina B5 tem alto poder hidratante.
Entre os produtos que contam com as vitaminas B.
Fonte: corpoacorpo
MedMedicina