Óleo de argan, coco e amêndoa são três clássicos para hidratar pele e cabelos, mas o posto de queridinho está prestes a ser substituído. O óleo de semente de cacto, conhecido também como óleo de semente de figo da Índia, contém doses maiores das mesmas vitaminas e antioxidantes que fazem do Argan tão bom e adorado.
O cacto, assim como o argan, contém ácido linoleico, essencial para estimular a produção de células saudáveis, vitamina E, que fornece proteção da pele e ajuda a reter a umidade, e flavonóides, que tem ação anti-inflamatória. A dermatologista Karla Assed indica seu uso por ser leve e bem absorvido pela pele, proporcionando uma hidratação ainda maior do que o argan, reduzindo inflamação e danos ao colágeno, o que significa que ele pode também ser usado como anti-aging.
O extrato de cacto também é rico em potássio, que oferece hidratação e proteção à pele, além de proporcionar um fluxo maior de água entre as células. O mineral é fundamental para manter o equilíbrio de água dentro das células, mas é eliminado pela transpiração. O óleo de cacto, portanto, ajuda na reposição do potássio para manter a pele sempre hidratada. “Ele regula o fluxo de água dentro e fora das células, permitindo seu equilíbrio através da osmose celular, realizada por uma molécula fisiológica que mantém bons níveis de hidratação dentro da membrana hidrolipídica na superfície da epiderme”, explica a farmacêutica e diretora científica da Mezzo Dermocosméticos, Joyce Rodrigues.
Fonte: gnt.globo.com
MedMedicina