Nunca pintou os cabelos? Veja dicas para arriscar a transformação em casa

mulher-tingindo-os-cabelos-sozinha-1427145970775_615x300Se aventurar no mundo das colorações de caixinha pela primeira vez é tentador, mas requer cuidados. Não basta o desejo da transformação; mudar a cor dos fios virgens exige algum conhecimento e regras importantes.
A regra número um é a escolha da cor. “A cor mencionada na frente da embalagem funciona para os fios brancos, que não têm pigmentos. O tom dos fios que não estão brancos vai depender do tom natural do cabelo. Por isso, o melhor é se guiar pela tabelinha que vem na parte de trás ou na lateral da embalagem, que mostra as possibilidades de resultados a partir do tom atual do cabelo”, explica o colorista Junior Carvalho, do salão C.Kamura, de São Paulo, responsável pelo tom dos cabelos de Grazi Massafera.
Vale lembrar que, se a intenção é clarear os fios, as colorações de caixinha atuam em apenas quatro tons, no máximo. “Se a intenção for clarear mais do que isso, é preciso descolorir primeiro. Mas esse é um procedimento que se deve fazer no salão, em casa é arriscado e as chances de não dar certo são grandes”, avisa Carvalho, que esclarece ainda que, para escurecer os fios, não há limites na escala de cor. “É possível transformar fios cor de mel, por exemplo, em um cabelo preto, sem restrições”.
Se a ideia for apenas cobrir os brancos, o colorista Maurício Bracarense, do salão Yolo, de Belo Horizonte, dá a dica: “O mais indicado é escolher um tom que se aproxima do natural dos cabelos, assim fica garantida uma boa cobertura e diminui-se a necessidade de  retoques”.
Que tinta aplicar
O mercado de tinturas disponibiliza diversos tipos de colorações para uso doméstico; a escolha fica a critério de cada um. “Nos fios virgens pode-se aplicar qualquer coloração e sempre terá um bom resultado, pois não há incompatibilidade com químicas aplicadas anteriormente”, diz a cabeleireira e colorista Elza Pontes, do Rio de Janeiro. Veja a seguir como cada uma funciona.
Fonte: mulher.uol.com.br
MedMedicina

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *