BATATA DOCE
Além de ser ótima para quem faz musculação, a batata doce também podem fazer maravilhas para a pele. Curiosamente, a dermatologista Ava Shamban sugere ingerir batata doce frita como forma de combater a acne, pois o alimento é rico em betacaroteno (pigmento antioxidante), vitamina A e vitamina C. “Nutir a pele com estas vitaminas incentiva a produção de sebo. E é o que”protege a pele de bactérias e outros organismos que causam acne.
ASPIRINA
Muitas pessoas sabem que o ácido salicílico é poderoso para tratar a acne, mas seu preço não é tão acessível. No entanto, em sua cozinha provavelmente há uma versão de baixo custo guardada em seu armário. Jamie Sherrill, proprietário do Spa Beauty Park Medical, em Los Angeles, recomenda dissolver alguns comprimidos de aspirina não revestida em algumas gotas de água para formar uma pasta e aplicar na pele. Deixe agir entre 5 a 15 minutos.
TORTA DE MAÇÃ
Esta dica pode até parecer a receita de uma sobremesa, mas na verdade ela retira as células mortas da pele que entopem os poros e contribuem para a acne. Shamban ensinou como prepará-la. Misture 1 xícara de maçã amassada com 2 colheres de sopa de folhas de chá verde e acrescente 3 colheres de sopa de açúcar mascavo e 2 colheres de sopa de azeite. Basta aplicar na pele e massagear o rosto úmido suavimente. Em seguida, enxágue com água na temperatura ambiente.
Além de seguir estas dicas, Shamban alerta que é importante procurar um dermatologista para cuidar das manchas causadas pela acne na pele.
Fonte: revistamarieclaire.globo.com
MedMedicina
Monthly Archives: March 2015
Confira os benefícios do chocolate para a saúde e para a beleza! Veja aqui:
O papo que mais se ouve é de que comer chocolate provoca acne, mas, de acordo com a dermatologista Paula Bellotti, “excluindo os casos especiais, como pessoas que apresentam alergias ou intolerância à lactose e glúten, não há nenhuma comprovação científica sobre os malefícios que o chocolate pode causar à pele. A acne pode ser provocada por uma dieta rica em carboidratos de alto índice glicêmico, como doces, pães e biscoitos, que tendem a gerar uma alteração na resistência do organismo à insulina, podendo causar o aparecimento de espinhas”, explica.
Por ser antioxidante e estimular a renovação celular, ele é indicado nos processos de rejuvenescimento e também – pasmem! – na redução de celulite, já que possui substâncias como cafeína e teobromina, usadas em tratamentos estéticos no combate aos indesejáveis furinhos. Ele também protege a pele dos efeitos nocivos da exposição solar, por ser rico em flavonoides, que reduzem os efeitos negativos da radiação UV.
Rico em nutrientes – a tal da “gordura boa” -, o chocolate ajuda a restaurar, nutrir e hidratar as fibras capilares.
Graças aos mesmos flavonoides que beneficiam a saúde da pele, o chocolate reduz o risco de doenças cardiovasculares, segundo a nutricionista Sabrina Longhi, da Clínica de Especialidades Integrada.
“O chocolate possui flavonoides que reduzem o risco de doenças cardiovasculares, propiciam melhora do fluxo sanguíneo, reduzem a pressão arterial e melhoram os níveis de colesterol ruim“, explica.
Comer chocolate engorda se você comer muito e se forem os com composição ruim, nutricionalmente falando: muito açúcar, muita gordura. É o caso do chocolate branco.
“O chocolate branco é produzido através de uma mistura de manteiga de cacau com outros ingredientes, como leite e açúcar. Como não possui massa de cacau, ele não contém as propriedades encontradas no chocolate preto amargo ou meio amargo. Ainda é mais calórico e rico em gordura saturada”, aponta a nutricionista Sabrina Longhi.
Fora isso, ao contrário, o chocolate ajuda a emagrecer, segundo a especialista. “Os ácidos fenólicos presentes no cacau podem ajudar no processo de emagrecimento. Estas substâncias interferem na produção da leptina, o hormônio da saciedade, e ainda queimam mais calorias. Outra pesquisa sugere que o cacau pode inibir o organismo a estocar gordura“, diz Sabrina.
Sabrina ensina que o ideal é consumir, diariamente, cerca de 30g de chocolate do tipo amargo, com concentração de 50 a 70% de cacau. O doce comum, ao leite, possui maior teor de gordura e deve ser consumido ocasionalmente.
Rico em gorduras do bem, que são verdadeiros combustíveis para o bom funcionamento do cérebro, o chocolate pode melhorar a memória e as funções motoras.
Em pesquisa publicada na revista Neurology, um grupo de voluntários consumiu chocolate quente duas vezes ao dia, durante um mês. O outro grupo não teve tanta sorte e passou longe do chocolate durante 30 dias. Após este período, os participantes dos grupos foram submetidos a testes cognitivos que sugerem uma melhoria de 30% nas funções daqueles que consumiram o chocolate quente, quando comparados aqueles que não consumiram a bebida. De acordo com os pesquisadores, o fluxo sanguíneo para o cérebro também melhorou cerca de 8% nestes mesmos voluntários.
Fonte: gnt.globo.com
Confira 4 cuidados com a pele necessários para mulheres que malham. Veja aqui!
SEMPRE REMOVA A MAQUIAGEM
Você pode ter ouvido que transpirar faz bem para a pele e na verdade é, mas se a ela está coberta de maquiagem, os poros ficarão fechados. O suor faz com que os poros se abram, portanto, não os bloqueie durante este limpeza profunda e natural.
NÃO VÁ DE CARA LAVADA
Depois de remover a maquiagem, vale apostar em um toner e em um bom hidratante. Se você costuma ficar com a pele vermelha, pode escolher um com propriedades anti-inflamatórias para acalmar a pele de possíveis irritações.
NÃO MALHE COM CABELO SOLTO
Os produtos que você aplicou na cabeça fazem bem para o cabelo, não para a sua pele do rosto. Portanto, mantenha os fios longe do rosto e as costas para evitar que a química bloqueie os poros. A dica é usar rabo de cavalo, que é muito prático.
CUIDE DA PELE APÓS SE EXERCITAR
Após o treino, não esqueça e fazer uma boa limpeza na pele, pois ela pode sofrer com a transpiração. O suor, que umedeceu seu corpo durante a malhação, é ácido por natureza e pode desequilibrar o pH.
Fonte: Marie Claire
MedMedicina
Confira 6 maneiras fáceis de controlar o apetite e resistir às tentações durante a dieta.Confira!
Você já viu esse filme. Começa uma dieta e, após passar um dia inteiro dizendo não para refrigerantes, doces, massas e petiscos, você está com fome e chega uma hora que acaba desistindo e comendo aquela guloseima da geladeira cheia de culpa.
O segredo está em comer nas quantidades e horas certas para não exagerar ou passar fome. O site Mind Body Green reuniu seis dicas fáceis para controlar o apetite e evitar as tentações do dia a dia.
1. Gaste mais tempo em cada refeição
Quando você engole a comida, há um delay de 10 a 30 minutos antes de você sentir a sensação de saciedade. Por causa desse atraso, tendemos a comer mais do que realmente precisamos. Uma boa solução? Mastigar cada porção dez vezes. O simples ato de comer mais lentamente faz com que nosso cérebro entre em sintonia com nosso estômago. Além disso, você vai apreciar mais a comida!
2. Coma antes de sentir (muita) fome
Quando você está realmente com fome, é normal exagerar. Quando faz isso, se sente cheio e seu nível de insulina dispara. Na sequência, vem aquela sensação de cansaço, seguida por mais fome e mais excesso… Em vez de tentar resistir à fome, se antecipe a ela. Se você comer um pouco antes daquela hora crítica ou quando sentir uma fome leve, come menos e mais devagar. Comer menos durante o dia é bom, mas se sentir com mais energia é melhor ainda.
3. Beba mais água do que você acha que precisa
Não é segredo para ninguém que a desidratação produz uma sensação que é facilmente confundida com fome. Essa situação é mais comum do que se imagina. Muitas pessoas vivem em um estado de desidratação crônica, o que provoca fraqueza e dificuldade de concentração. Consumir ao menos os dois litros e meio recomendados por dia manterão seu corpo disposto, sua mente alerta e previne a tal sede que faz você pensar estar com mais fome.
4. Evite as calorias líquidas
Lembre-se que o corpo digere os líquidos bem mais rápido que os alimentos sólidos, o que provoca um rápido aumento do açúcar no sangue, seguido de mais sensação de fome. Para perder peso, comece pelos líquidos, não consumindo as bebidas mais calóricas, como refrigerantes, leite integral, sucos industrializados e energéticos. Substitua simplesmente por água e chás de ervas.
5. Incremente sua comida com sabores saudáveis
Se você acha a sua dieta saudável sem graça e quer incrementar o prato, esqueça açúcar, molhos e outros aditivos calóricos. Em vez disso, prefira, por exemplo, suco de limão, que ajuda a baixar o índice glicêmico da refeição, ajudando no metabolismo e fazendo você se sentir saciado por mais tempo. Vinagre também tem o mesmo efeito. Para os doces, a canela é um poderoso aliado, que também ajuda no trânsito do alimento, fazendo você se sentir mais saciado e leve.
6. Use a técnica do “lanche preventivo”
Você até consegue manter uma dieta equilibrada em casa, mas ao sair se sente tentado por guloseimas de todos os tipos. A solução? Coma algo saudável em casa antes de sair. Ou, se você passa o dia inteiro fora, mantenha sempre um lanche saudável por perto, como frutas secas, biscoito integral ou amêndoas, que também ajudar a saciar a fome fora de hora.
Fonte: revistamarieclaire.globo.com
MedMedicina
Dieta antienvelhecimento "reduz" idade e quilos na balança. Veja!
Composto principalmente por alimentos ricos em antioxidantes, o cardápio deve ser de baixa caloria (com redução de 30% a 50% da quantidade ingerida normalmente), para garantir também o emagrecimento. Peixes (ricos em ômega-3), cereais integrais (cheios de fibras), frutas, verduras e legumes (com antioxidantes, vitaminas A, C e E), e muita água são a base do programa alimentar.
Cranberry, romã, uva, frutas vermelhas e cítricas, tomate e maçã são alguns dos exemplos de itens que vale a pena inserir na lista de compras. Em compensação, alimentos gordurosos, farinha branca e doces estão de fora, por estimularem a produção de radicais livres, provocadores do envelhecimento precoce.
Para que o efeito rejuvenescedor da comida seja mais perceptível, é preciso também buscar novos hábitos de vida. Além de mudar a alimentação, é preciso ter comportamentos mais saudáveis, como não fumar, controlar o estresse, usar protetor solar e praticar atividades físicas com moderação.
Fonte: msn.com
MedMedicina
Nunca pintou os cabelos? Veja dicas para arriscar a transformação em casa
Se aventurar no mundo das colorações de caixinha pela primeira vez é tentador, mas requer cuidados. Não basta o desejo da transformação; mudar a cor dos fios virgens exige algum conhecimento e regras importantes.
A regra número um é a escolha da cor. “A cor mencionada na frente da embalagem funciona para os fios brancos, que não têm pigmentos. O tom dos fios que não estão brancos vai depender do tom natural do cabelo. Por isso, o melhor é se guiar pela tabelinha que vem na parte de trás ou na lateral da embalagem, que mostra as possibilidades de resultados a partir do tom atual do cabelo”, explica o colorista Junior Carvalho, do salão C.Kamura, de São Paulo, responsável pelo tom dos cabelos de Grazi Massafera.
Vale lembrar que, se a intenção é clarear os fios, as colorações de caixinha atuam em apenas quatro tons, no máximo. “Se a intenção for clarear mais do que isso, é preciso descolorir primeiro. Mas esse é um procedimento que se deve fazer no salão, em casa é arriscado e as chances de não dar certo são grandes”, avisa Carvalho, que esclarece ainda que, para escurecer os fios, não há limites na escala de cor. “É possível transformar fios cor de mel, por exemplo, em um cabelo preto, sem restrições”.
Se a ideia for apenas cobrir os brancos, o colorista Maurício Bracarense, do salão Yolo, de Belo Horizonte, dá a dica: “O mais indicado é escolher um tom que se aproxima do natural dos cabelos, assim fica garantida uma boa cobertura e diminui-se a necessidade de retoques”.
Que tinta aplicar
O mercado de tinturas disponibiliza diversos tipos de colorações para uso doméstico; a escolha fica a critério de cada um. “Nos fios virgens pode-se aplicar qualquer coloração e sempre terá um bom resultado, pois não há incompatibilidade com químicas aplicadas anteriormente”, diz a cabeleireira e colorista Elza Pontes, do Rio de Janeiro. Veja a seguir como cada uma funciona.
Fonte: mulher.uol.com.br
MedMedicina
Cuidados essenciais para uma pele saudável. Veja!
Quais hábitos corriqueiros do dia a dia devem ser mudados?
Para ter uma pele bonita alguns cuidados são fundamentais, mas há algumas atitudes corriqueiras do dia a dia que colocam em risco a saúde da pele.
Quais atitudes são essas?
Que mulher não gosta de se maquiar não é mesmo? Mas é importante que a maquiagem usada seja apropriada para o tipo de pele e, quando o hábito de se maquiar é frequente, realizar a limpeza diária é fundamental, evita a terrível acne. Em nenhuma hipótese deve-se dormir de maquiagem, a pele precisa respirar. Há inúmeras opções no mercado de demaquilantes de qualidade.
Se o rímel utilizado for à prova d’água é comum que haja resistência para ser retirado, mas existem inúmeros produtos indicados para remover a maquiagem da região dos olhos, o que deve ser evitado ao máximo é esfregar os cílios para retirar a máscara, essa ação pode danificar e até mesmo quebrar os pelos dos cílios, por isso todo cuidado deve ser dispensado à região dos olhos, mais sensível do que outras regiões da face.
– Pele escura ou com manchas? Confira alguns truques caseiros para clarear a pele
Pele descamada, seja por uma espinha, por uma queimadura solar, não importa, a pele descamada não deve ser puxada, isso mesmo, qualquer pele que estiver em processo de cicatrização deve sair naturalmente, retirá-la antes do tempo pode causar feridas ou até mesmo manchas.
Protetor solar não é artigo de luxo, é necessário, deve ser aplicado generosamente sobre a pele, essa ação neutraliza os efeitos nocivos do sol, incluindo o envelhecimento precoce e câncer de pele. É importante utilizar um filtro solar adequado, uma consulta com um dermatologista é primordial.
Cravos e espinhas nunca devem ser espremidos, a cicatrização deve ocorrer de maneira natural, se houver algum ponto de pus aparente, no momento do banho com o calor do vapor realizar uma leve fricção sobre o local auxilia para que o pus seja retirado. As mãos constantemente estão suscetíveis às bactérias por isso lembre-se: mexer em cravos e espinhas pode causar feridas e até manchas na pele.
Os pincéis de maquiagem devem ser limpos em sabão neutro a cada dois meses, isso mesmo, usar pincéis sem a devida higienização faz com que bactérias proliferem na região das cerdas, que pode causar danos à pele e até mesmo gerar acne.
Maquiagem é algo pessoal, e mesmo com todos os cuidados acumula resíduos da pele, usar principalmente rímel e batom de outra pessoa, pode gerar problemas de pele. E de forma algumamaquiagem vencida deve ser usada, problemas como irritações, dermatites e até infecções podem ser desencadeados.
Uma alimentação rica em gorduras, conservantes e açúcares coloca em risco a beleza e saúde da pele, isso por que aumentam a produção de radicais livres, que destroem as células e causam, inclusive, o envelhecimento. Alimentos ricos em vitaminas do complexo B como carnes magras e cereais integrais devem fazer parte da dieta.
Algo que precisa ser esclarecido é que cuidar da pele não é apenas vaidade e nem deve ser atribuído à futilidade. Trata-se maior órgão do corpo humano, por isso, cuidar da pele é sinônimo de saúde.
Fonte: superdicasdebeleza.com.br
MedMedicina
Após dia chuvoso, Cantareira sobe e atinge 16%. Veja!
A forte chuva que atingiu São Paulo na quinta-feira também chegou à região do Sistema Cantareira, que abastece cerca de 6,2 milhões de pessoas. De acordo com dados da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), os reservatórios do sistema atingiram 16% de sua capacidade, incluindo a primeira reserva técnica. Sem contar a primeira cota do volume morto, o sistema está com 12,4% de sua capacidade.
Na quinta-feira, foram registrados 6,4 milímetros de chuva no sistema, elevando a pluviometria acumulado no mês para 169,8 milímetros. A média história de março é de 178 milímetros.
Quase todos os outros mananciais do Estado apresentaram alta, com exceção do sistema Rio Grande – que não enfrenta crise. O sistema Alto Tietê subiu de 22,2% para 22,4%, enquanto o Guarapiranga passou de 78,2% para 79,5%.O Alto Cotia foi de 57,5% para 60,1%, e o Rio Claro avançou de 40,7% para 41%. Em contrapartida, o sistema Rio Grande recuou de 98% para 97,8%.
Fonte: terra.com.br
Teste da linguinha passa a ser obrigatório em todo o país. Veja!
Já começou a valer a medida que obriga hospitais e maternidades das redes pública e particular a fazer o chamado “teste da linguinha” em recém-nascidos. A determinação foi criada pela Lei 13.002/2014. O objetivo do exame é detectar se existe alguma alteração no chamado frênulo, membrana que liga a língua à parte inferior da boca, também conhecida como freio. A alteração pode gerar a popular língua presa. Caso seja detectado o problema, um pequeno corte na membrana é realizado.
Esse problema bucal é uma alteração congênita com incidência de 10% a 16% na população.
Em nota, a Sociedade Brasileira de Pediatria se manifestou contra a lei que obriga hospitais e maternidades a realizarem o procedimento. Em documentos produzidos pelos departamentos de Neonatologia e Otorrinolaringologia, especialistas afirmam que não há consenso sobre a necessidade de remoção cirúrgica da anquiloglossia (alteração no freio da língua) e destacam que o problema não implica em urgência ou emergência clínica ou cirúrgica.
Médicos também afirmam que o exame já é realizado rotineiramente pelo pediatra assistente como parte da avaliação física necessária para a alta hospitalar dos recém-nascidos e que não haveria necessidade de uma lei para tratar do assunto.
Fonte: Drauzio Varella
Med Medicina
Cerca de 80% das mulheres terão infecção urinaria. Saiba mais aqui!
Infecção urinária ou cistite é uma doença comum que acomete 80% das mulheres ao longo da vida. Desse total, cerca de 30% podem desenvolver infecção urinária de repetição, caracterizada pela ocorrência de pelo menos dois episódios nos últimos seis meses.
Para explicar mais sobre o assunto, o urologista Claudio Murta, Coordenador do Centro de Referência em Saúde do Homem do Hospital de Transplantes Euryclides de Jesus Zerbini (unidade da Secretaria de Estado da Saúde que, apesar do nome, atende também mulheres), conta quais são os principais sintomas, se a doença é transmissível e explica por que ela atinge mais o sexo feminino.
O que é infecção urinária e por que ela acontece?
É a ação de uma bactéria que entra pelo canal da uretra e vai até a bexiga, provocando inflação do órgão e contaminação da urina. Esse microorganismo atua de forma benéfica no trato intestinal, mas quando entra em contato com o sistema urinário torna-se nocivo e causa desconforto ao paciente.
Por que acomete mais às mulheres?
Devido a uma questão anatômica. A uretra feminina é mais curta, o que facilita a chegada da bactéria até a bexiga. Além disso, ela fica próxima da vagina e do ânus, uma área bastante suscetível à presença de bactérias.
É importante urinar depois do sexo?
Sim, porque quando urinamos nós automaticamente lavamos a bexiga. A entrada da bactéria na bexiga é favorecida por tudo que a empurre na direção do órgão, como o próprio ato mecânico da relação sexual.
É transmissível?
Não. A bactéria é do próprio corpo do indivíduo e não é repassada.
Quais os principais sintomas?
Dor no baixo ventre e na hora de urinar, liberar pouca urina, vontade frequente de ir ao banheiro, e odor da urina mais forte.
Como se prevenir?
Ingerir bastante líquido ao longo do dia, cerca de um 1,5 litro de água, higienizar a área genital antes e depois da atividade sexual e, ao higienizar a vulva e região perianal, limpar sempre no sentido da frente para trás, com objetivo de evitar que bactérias passem do ânus para a vagina.
Tratamento
É feito por meio de antibióticos.
Fonte: Drauzio Varella
MedMedicina